domingo, 19 de agosto de 2012

Certificado LEED e GBCB

Para tudo, mano! Venho reparando que essa onda verde pegou na galera legal! É bom saber que muitos se preocupam com o modo que a edificação é iluminada, refrigerada, consome sua água de todo dia...mas nem sequer sabe como ou quem fiscaliza essas obras para um jornal ou revista publicar uma noticia do tipo "exemplo de sustentabilidade". Obviamente não é o cara que se formou em jornalismo que vai determinar se uma residência é ou não sustentável. Logo, quando aparece alguém falando sobre casa em favor do meio ambiente, eu imagino isso:


Admito que não nasci sabendo, mas agora que descobri o que é GBC e o certificado LEED, posso dividir esse conhecimento aqui, assim como o santo Google fez comigo. Amém.
De acordo com o site oficial da GBC Brasil ( http://www.gbcbrasil.org.br ), a Green Building Council Brasil foi criada em 2007 sem vínculos governamentais, tendo como objetivo o desenvolvimento da industria da construção sustentável no País. Ou seja, ela está aqui para auxiliar e impulsionar o desenvolvimento desta prática, que faz bem ao planeta (que supimpa).O Brasil possui o prazer de fazer parte dos 21 membros da World GBC. Quando a GBC identifica uma obra com as caracteristicas de algo sustntável, ela lhe entrega o certificado LEED (Leadership in Energy & Environmental Design), que é um celo de reconhecimento internacional que identifica novas idéias e tecnologias ligadas a construção civil com o intuito de atender as necessidades do meio. Este certificado ainda possui três níveis de reconhecimento, sendo Silver, Gold e Platinum


Para determinar se uma construção ganha ou não este selo, a mesma deve passar por uma avaliação que irá dar pontos. O selo lhe é entregue se alcançar o minimo de 40 pontos, de um total de 110. São sete as categorias avaliadas: uso racional da água, espaço sustentável, inovação, energia e atmosfera, materiais e recursos, qualidade ambiental interna e processo do projeto. Levando em conta que uma construção sustentável gasta em sua execução cerca de 5 a 7% a mais que uma convencional e seu retorno demora de 5 a 10 anos para aparecer, uma construção com o certificado LEED faz este retorno cair pra cerca de 3anos. Sem contar que seu consumo de água pode cair cerca de 50%, 30% para energia, 35% para emissões de CO2 e 90% para o gerenciamento de resíduos. MANO DO CÉU! Fica a dica pra quem vai fazer um TCC envolvendo sustentabilidade. 

Você notando que apareceu mais uma informação para o seu TCC. De nada.

Por enquanto é somente isso, pequeno gafanhoto. Espero ter criado o minimo de curiosidade pra que leiam sobre o assunto. Abraços. ")

Nenhum comentário:

Postar um comentário